WhatsApp

WhatsApp 075 9192-9310 075 9802-9532 David Lopes Macedo

domingo, 17 de abril de 2011

RUY BARBOSA.

coreto da praça santa tereza
Rui Barbosa (BA) - Aos pés da linda Serra do Orobó, a acolhedora e agradável Ruy Barbosa, situada no Piemonte da Chapada Diamantina, completara dia 28 agosto de 2009 , 87 anos de autonomia política. A cidade é famosa por sua carne-de-sol e pirão-de-leite, tradições culinárias trazidas pelos antigos paraibanos que por lá residiram. Com 29 mil habitantes e a 320 km de Salvador, o município tem sua economia baseada na exploração do granito, minério abundante na região, e na pecuária de leite e corte. A localidade possui ainda uma rica história que remonta o tempo em que os aventureiros buscavam ouro no sertão do Estado durante o século XVII.Ruy Barbosa nasceu a partir de uma pracinha em torno de uma igreja, sob a invocação de Santo Antônio. Aos poucos foi perdendo ares de “lugar pacato”, atualmente, a cidade de médio porte tem despertado muitos olhares para o desenvolvimento turístico, tanto que a Serra do Orobó (uma corruptela de “ouro bom”), com 1.004m de altitude, possui a segunda melhor rampa natural da Bahia para a prática de vôos de asa delta e rappel. Do alto, a visão não poderia ser melhor: muito verde e o colorido garantido por plantas exóticas como gravatás, bromélias e orquídeas raras encontradas apenas na Alemanha e EUA. Para os que não preferem “voar”, trilhas a pé ou de bicicleta, passando por riachos e fontes hidrominerais como o Riacho da Prata e do Ouro, é a grande pedida.
 
                                                   antiga estação ferroviária (Bairro Flores)

Antiga Estação Ferroviária (Bairro Flores)
Linha Centro-Sul - km 707,108 (1960)

Uso atual: n/d
Data de construção do prédio atual: 1951

HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Ruy Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1978. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não ser algumas das antigas estações.

A ESTAÇÃO: A estação de Ruy Barbosa foi inaugurada em 1951, quando foram juntadas as linhas que vinham de Senhor do Bonfim, ao norte, e a que vinha de Iaçu, no sul. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1958. A estação se localiza no bairro de Flores, a 3 quilômetros da sede do município e chegou a se chamar Flores nos anos 1950. Teve trens de passageiros até por volta de 1978, pelo menos é o que se deprende dos Guias Levi. Não sei a situação atual da estação.

JM-Jornal da Mídia

Nenhum comentário: