WhatsApp

WhatsApp 075 9192-9310 075 9802-9532 David Lopes Macedo

sábado, 12 de maio de 2012

PIRACICABA CIDADE TERÁ 100% DE LIXO RECICLADO EM 2012



Para secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, proibição das sacolas ajudará meio ambiente
(Foto: Cedoc/RAC)

Piracicaba terá 100% da cidade com o serviço de coleta seletiva no primeiro trimestre de 2012. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, durante lançamento da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que vai conscientizar os consumidores de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho sobre o fim das sacolinhas plásticas distribuídas nos supermercados e nas padarias. 

A iniciativa é da Associação Paulista de Supermercados (APAS), que tem o apoio da Apapir (Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e região).

De acordo com Vidal, com o fim das sacolinhas plásticas nesses estabelecimentos comerciais - até o próximo dia 25 de janeiro, conforme acordo feito entre a APAS e o governador Geraldo Alckmin - torna-se mais importante o aumento da coleta seletiva, porque as pessoas estarão mais conscientizadas em separar o lixo. “Hoje são atendidos 27 bairros e no ano que vem, o serviço será realizado em todos os bairros da zona urbana”. 

O procedimento será o mesmo do atual, onde os recicláveis já são coletados na porta das casas dos piracicabanos. “Uma vez por semana, em dia e horário rotineiro e diferente da coleta normal, o caminhão da coleta seletiva passará e recolherá o material reciclável”, afirmou.

Vidal acredita que a população estará preparada para o novo sistema e que o fim das sacolinhas vai contribuir para despertar ainda mais o interesse sobre a proteção ao meio ambiente e a redução do lixo. “O fim das sacolinhas é o caminho adotado por países de primeiro mundo, desenvolvidos e Piracicaba, tomando essa medida dá um belo exemplo”. 

Toneladas

O diretor regional em Campinas da APAS, Alexandre Ferrato dos Santos, afirmou que estudos feitos pela entidade indicam que Piracicaba utiliza 260 sacolas plásticas por ano. São 963,26 toneladas de plásticos.

A APAS iniciou a campanha em Jundiaí há um ano, como projeto-piloto e identificou que 77% da população aprovou a retirada das sacolinhas e 73% disseram na pesquisa que não aprovam o retorno dessa embalagem. 

Segundo Santos, os principais materiais utilizados pelos consumidores para levar suas compras foram as sacolas retornáveis e as caixas de papelão. 'Muitos disseram que ficou mais fácil carregar as compras no carro e depois para guardar tudo em casa do que antes com as sacolinhas', explicou.

A campanha já acontece em outras cidades do Estado. 'O objetivo é informar o consumidor que a partir de 25 de janeiro a orientação é de não distribuir sacolas plásticas'.

Nenhum comentário: