WhatsApp

WhatsApp 075 9192-9310 075 9802-9532 David Lopes Macedo

segunda-feira, 14 de maio de 2012

PMDB E PSDB ESPERAM DESISTENCIA DE ACM NETO

Apesar de a unidade das oposições em Salvador parecer ter se inviabilizado com o lançamento da candidatura do deputado federal democrata ACM Neto, o PMDB e setores do PSDB em Salvador ligados ao deputado federal tucano Antonio Imbassahy continuam alimentando a esperança de uma mudança no cenário municipal, provocada pela votação, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da ação em que o PSD reivindica o tempo de TV do DEM.
Suspenso depois de um pedido de vistas do ministro José Dias Toffoli, considerado petista, o julgamento pode acontecer ainda este mês e, na hipótese de acatar os argumentos do PSD, teria como consequência a eliminação do principal trunfo do DEM na campanha, o tempo de TV do partido. Tanto no PMDB, cujo candidato a prefeito é o radialista Mário Kertész, quanto para imbassahysistas, uma decisão favorável ao PSD pode levar a uma transformação do cenário que poderia resultar na desistência da candidatura de ACM Neto.
“Sem o tempo do DEM, o que é que ele (ACM Neto) pode fazer? Vai continuar pressionando o PSDB de São Paulo a apoiá-lo aqui?”, ironiza um peemedebista em conversa reservada com o Política Livre, demonstrando toda a sua irritação com o fato de o democrata, que é líder das oposições ao governo Dilma Rousseff no Congresso, ter conseguido se entender rapidamente com o PSDB por conta de suas relações com a cúpula nacional tucana.
Segundo o mesmo peemedebista, exatamente porque o julgamento no TSE coloca em suspenso o que pode ainda acontecer na campanha, o tucano Antonio Imbassahy teria assumido a estratégia de temporariamente submergir, desde que, nos últimos dias, com as bençãos do PSDB de São Paulo e aparentemente contra a sua vontade, um acordo entre o seu partido e o DEM criou as condições para que o apoio à candidatura de ACM Neto seja anunciado a qualquer momento.
Apesar de argumentos dos democratas de que a ação do PSD no TSE visa assegurar ao partido apenas o fundo partidário, os peemedebistas insistem que, se a ação for julgada favorável, por consequência, o tempo de TV do DEM também será cedido à nova legenda, para a qual grande maioria dos deputados do Democratas migrou. Para enfatizar que não estão brincando com esta hipótese, os peemedebistas já fazem até planos para Kertész, que parecia ter sido colocado de escanteio nos últimos dias.
Como pertencem à única sigla que se coloca sob impedimento de apoiar o DEM e o PSDB, que fazem oposição local e nacional ao PT, partido ao qual estão ligados nacionalmente, os peemedebistas argumentam que já têm um nome ideal para colocar na vice do radialista. Seria o do ex-presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, que planeja sair candidato a vereador pelo DEM. “Ele tem todas as credenciais”, diz outra liderança peemedebista, assegurando que… faaaala sério!

Nenhum comentário: